A 14° edição do Prêmio Braskem em Cena foi encerrada na noite de 23 de setembro de 2019 com a premiação dos melhores espetáculos locais do 26° Porto Alegre em Cena. A Melhor Direção foi anunciada para Mirah Laline, pelo espetáculo “O Feio”, da Ato Cia. Cênica. A comédia, com texto do alemão Marius Von Mayenburg, propõe uma reflexão a respeito do culto à beleza e seus desdobramentos na sociedade contemporânea, com atuações de Danuta Zaghetto, Marcelo Mertins, Paulo Roberto Farias e Rossendo Rodrigues. O evento ocorreu no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues (avenida Erico Verissimo, 307).
O espetáculo O Feio foi apresentado nos dias 15 e 16 de setembro de 2019, no CHC da Santa Casa, dentro da programação da 26ª edição do Festival Internacional Porto Alegre Em Cena. O conselho curador do Prêmio Braskem foi composto por Airton Tomazoni, Anette Lubisco, Eduardo Custódio, Fernando Zugno, Kaya Rodrigues, Jane Schoninger e Jessé Oliveira.
Concorreram dez produções locais que se apresentaram durante o festival de artes cênicas. Para a escolha dos vencedores das diversas categorias do 14° Prêmio Braskem, formou-se o júri com Alice Urbim, madrinha desta edição do festival, e os jornalistas Fabio Prikladnicki, Luiz Gonzaga Lopes, Cláudia Laitano e Michele Rolim.
É a 11ª vez que o espetáculo recebe algum tipo de premiação desde a sua criação em 2012. Estão incluídos em seu histórico: os Prêmios Açorianos de Teatro de 2012 nas categorias Melhor Espetáculo – Juri Oficial, Melhor Espetáculo – Juri Popular e Melhor Ator Coadjuvante (Paulo Roberto Farias); o Prêmio Myriam Muniz 2013 de Circulação; os Prêmios da 43ª Edição Fenata nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Ator Coadjuvante (Paulo Roberto Farias), Melhor Direção, Melhor Sonoplastia, Melhor Atriz Coadjuvante (Danuta Zaguetto), Melhor Iluminação (Luciana Tondo).
Links de Impensa: