A montagem apresenta um texto irreverente que aborda identidade, ideologia e pertencimento, sob a forma de um jogo oscilante, entre a aproximação e distanciamento dos personagens, através do diálogo cáustico de uma família judia.
Três gerações de mulheres com muito em comum: são da mesma família; vivem sob o mesmo teto; possuem a mesma origem cultural. No entanto, se diferenciam no modo com veem o mundo, expressam seus anseios e lidam com suas origens.
O trânsito sutil entre humor e drama agrega uma empatia potencial para as problemáticas que a autora aborda. Os habituais modos de comunicação, como cartas, mensagens de e-mails, jornais e o rádio, paradoxalmente, revelam na obra, toda a carga de incomunicabilidade entre as personagens, materializando sob a cena a distância entre o discurso social e as motivações pessoais.
Rô Cortinhas assina os figurinos, Rodrigo Shalako o cenário e Ricardo Vivian a iluminação. O ator Philipe Philippsen também assina a trilha sonora original. Língua Mãe.Mameloschn foi vencedor do Prêmio Açorianos de Melhor Espetáculo de 2015 e do 10º Prêmio Braskem Em Cena de Melhor Atriz para Mirna Spritzer. É a primeira montagem brasileira desta obra, que foi escrita pela jovem autora russa radicada na Alemanha Marianna Salzmann e que durante o mês de março de 2016 se apresentou em Ludwigshafen, a convite daquela cidade em parceria com o Instituto Goethe.
FICHA TÉCNICA
Direção: Mirah Laline
Assistência de direção: Júlia Rodrigues
Texto: Marianna Salzmann
Elenco: Ida Celina, Mirna Spritzer, Valquiria Cardoso e Philipe Philippsen
Figurinos: Rô Cortinhas
Cenário: Rodrigo Shalako
Iluminação: Ricardo Vivian
Trilha sonora original: Philipe Philippsen
Produção: Rodrigo Ruiz
Assessoria de Imprensa: Bruna Paulin Assessoria de Flor em Flor
Classificação: 12 anos
Duração: 90 min
Informações: Facebook:linguamae.mameloschn